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Indústria

Christopher Bruce2014-01-24 11:53:57

Fiat completa oficialmente compra da Chrysler

Chrysler passa agora a ser uma subsidiária da Fiat

 
 
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Marchionne tem vindo a tentar adquirir a Chrysler desde 2009

Foram necessários cerca de cinco anos, mas depois de muitas negociações e pelo menos um caso em tribunal, a ChryslerChryslerChryslerEstados Unidos da América, 1925 > presente70 modelos
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é oficialmente uma subsidiária integral da FiatFiatFiatItália, 1899 > presente158 modelos
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. O negócio passou a ser oficial no dia 21 de janeiro quando a Chrysler e a Fiat América do Norte pagaram, respetivamente, 1.39 e 1.28 mil milhões de euros ao Fundo VEBA. Ambos os pagamentos foram financiados através de dinheiro em caixa.

O CEO da Fiat, Sergio Marchionne, tem vindo a tentar completar a compra da Chrysler desde que a marca comprou as primeiras ações na empresa em 2009. A Fiat tinha o direito de comprar uma parcela de 3.3% das ações da Chrysler a cada seis meses, mas o valor por ação começou a ser discutido logo no início. A VEBA, que possuía as ações, disse que o preço deveria ser baseado na avaliação atual da empresa, mas a Fiat sentia que cada 3,3% das ações deveria ter o mesmo preço, baseado no valor da compra inicial, em 2009.

Os dois lados acabaram por se enfrentar em tribunal em relação à discussão do preço das ações, mas os resultados foram inconclusivos. O juiz decidiu que a VEBA estava a pedir demais, mas que o preço da Fiat era demasiado baixo.

A VEBA exerceu o seu direito de iniciar um processo de oferta pública inicial da Chrysler  e colocar a empresa na Bolsa de Nova Iorque. Esta chegou a ser considerada uma tática de marketing na época, porque com a empresa em bolsa, o preço teria provavelmente subido para além do que a Fiat poderia pagar. Este procedimento acelerou as negociações e fez com que fosse provável a conclusão da fusão até ao final do primeiro trimestre de 2014, altura em que estava prevista a entrada em bolsa da Chrysler.

A Chrysler também vai pagar 511 milhões de euros à VEBA em quatro parcelas iguais anuais para manter o acordo coletivo de trabalho existente entre o sindicato United Auto Worker e a Chrysler.

O próximo passo para a fusão não é inteiramente conhecido. Existem rumores de que a Fiat possa vir a transferir a sua sede para os Estados Unidos para tirar proveito do sistema de impostos mais favoráveis ​​no país. A marca italiana também tenciona produzir modelos JeepJeepJeepEstados Unidos da América, 1941 > presente33 modelos
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em Itália para preencher a capacidade das suas fábricas subutilizadas.

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