Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
o teu comentário:
close

Dicas de Condução

autoviva2012-11-26 10:05:26

Dicas: condução com nevoeiro

Aqui ficam algumas dicas sobre como agir quando estiver nevoeiro na estrada

Para algumas pessoas o nevoeiro pode ser uma das situações mais assustadoras para conduzir, especialmente se não estiveres habituado a ele. Este "banco de nuvens" denso que fica colado ao solo pode até lembrar-te as lendas das brumas de Avalon e dos cavaleiros do rei Artur, mas se fores apanhado no meio dele, pode tornar-se numa armadilha perigosa.

Não conseguires ver bem o traçado da estrada pode expôr-te a ti e aos outros condutores a situações perigosas, que, no limite podem acabar em tragédia. Precaução e visibilidade são pontos-chave quando se conduz com nevoeiro na estrada.

Mas porque para cada situação de condução existem alguns truques básicos, também existem alguns conselhos que podem ajudar a garantir a tua segurança neste tipo de condições meteorológicas. O Autoviva reuniu algumas dicas para guiar-te através da névoa. Esperamos que te sejam úteis.

Visibilidade

Ao conduzir em condições de nevoeiro o mais importante é a visibilidade. Antes mesmo de pensares em arrancar deves sempre limpar as janelas e o pára-brisas e também garantir que todas as luzes estão a funcionar corretamente.

Liga as luzes adequadas

Assim que estiveres pronto para sair, deves ligar os faróis adequados. Usa as luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras se a visibilidade for inferior a 100 metros, mas não te esqueças de os desligar quando a visibilidade melhorar. Lembra-te que deixar as luzes de nevoeiro ligadas quando os faróis seriam suficientes é uma contra-ordenação.

Usa os limpa pára-brisas

Para ajudar a melhorar a tua visibilidade deves usar os limpa pára-brisas em modo intermitente de forma a limpar a humidade. O resultado pode não ser perfeito, mas vai certamente dar-te uma mãozinha numa situação de nevoeiro.

Aquecimento/Ar condicionado

Dentro do carro também tens aliados que te podem ajudar a melhorar a visibilidade em caso de teres de enfrentar um dia de nevoeiro. Liga o aquecimento ou o ar condicionado e deixa-o ligado para manter o interior do vidro desembaciado.

Distância de segurança

Com o nevoeiro a prejudicar a visibilidade a melhor abordagem que podes ter será sempre a diminuição da velocidade e manter distância suficiente entre ti e o veículo que segue à tua frente. Deves certificar-te que és capaz de parar em segurança dentro do limite da tua visibilidade.

Intensidade do nevoeiro

Não te esqueças que o nevoeiro é resultado das forças da natureza e por isso está em constante mudança. Por isso mesmo o nevoeiro pode não ter a mesma densidade o tempo todo e pode mudar ao longo da viagem. Caso se torne mais denso a melhor opção é abrandar para aumentar a segurança.

Trava mais cedo

Não vais ter apenas problemas com a visibilidade em dias de nevoeiro, por isso e de modo a manteres-te a salvo de batidas traseiras deves travar suavemente, mas mais cedo do que o costume para as luzes de travagem alertarem os condutores atrás de ti.

Atenção aos outros condutores

Podes tomar as tuas próprias medidas para conduzir em segurança com nevoeiro, mas nunca sabes como as outras pessoas se vão comportar. Por isso deves ter noção que outros veículos podem estar a viajar sem as luzes acesas e o cuidado e atenção são necessários. Nos cruzamentos, baixa a janela e tenta ouvir o trânsito.

Faz pausas

À medida que tentas manter-te na estrada através do nevoeiro denso, sofres com a dor excruciante de não saber quando e onde vai acabar esse sofrimento e isso vai definitivamente deixar-te cansado. Por isso, se o nevoeiro se prolongar durante quilómetros deves fazer várias paragens ao longo do caminho.

Roupa visível

Com pouca visibilidade os outros condutores podem não te ver bem se precisares de sair do carro. Portanto deves, sempre que possível, usar roupas com cores vibrantes que podem ser vistas mesmo em situações de nevoeiro.

  • Clean your windscreen
  • Turn on proper lights
  • Use windscreen wipers
  • Heat/Air conditioning on
  • Safety distance
  • Fog intensity
  • Brake earlier
  • Attention to other drivers
  • Take regular breaks
  • High-viz clothing

 

 

 

4 comments

Miguel_M
De facto estas dicas são simples, mas são coisas que nos ajudam a assegurar o máximo de segurança possível. A natureza é imprevisível, bem como a reação dos outros condutores...
23.11.2012 @ 15:48
PedroQ15
O nevoeiro é complicado... que o digam aqueles 140 carros envolvidos num acidente em cadeira ontem no texas
23.11.2012 @ 15:55
mantaray
É terrível! Não se vê nada!
26.11.2012 @ 14:05
peraldiano
Em nevoeiros ou cerrações o mais sensato a fazer é estacionar em local seguro.
07.07.2014 @ 20:43
Anonymous
fechar