Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
o teu comentário:
close

Dicas de Condução

autoviva2013-01-17 16:27:30

Dicas: Comprar um carro em segunda mão

Uma lista de coisas que te deves lembrar

A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis revelou que a venda de veículos na Europa está no nível mais baixo das últimas décadas. Estas notícias pouco animadoras para os fabricantes podem ser uma verdadeira benção para os revendedores de carros usados ​​que podem esperar mais clientes à procura de uma opção mais barata em segunda mão.

Mas é claro que, apesar de ser uma escolha mais económica, a compra de um carro já usado também tem os seus riscos e os compradores devem seguir alguns passos fundamentais ao escolher um potencial carro "novo".

Encontras a seguir uma lista das coisas mais importantes a ter em atenção quando se trata de comprar um carro usado.

1. Faz primeiro uma pesquisa

Procura relatórios sobre a fiabilidade dos veículos que podem dar-te uma orientação sobre quais os modelos que são uma aposta segura e quais tendem a causar problemas a médio e longo prazo.

2. Historial de revisões

Turbos rebentados, correntes quebradas, motores sobreaquecidos, tudo isso e muito mais pode resultar do atraso da mudança de óleo ou da utilização do óleo errado. Pede o historial de manutenção e lê cuidadosamente. Se estiver a aproximar-se a altura de fazer uma revisão negoceia o preço, mas se não existirem registos de revisões e outros serviços de manutenção então vira as costas e continua à procura.

3. Verifica as luzes do painel

Verifica se todas as luzes do painel de instrumentos como o ABS e controlo de estabilidade estão a funcionar. Certifica-te de que todos se iluminam quando ligas a ignição e se apagam quando arrancas o motor. Confirma no manual de instruções se não tiveres a certeza de que já as viste todas.

4. Verifica o motor

Depois de ligares o motor ouve com atenção durante os primeiros segundos, qualquer batida ou barulho pode ser um mau sinal. Fumo cinzento a sair pelo tubo de escape é sinal de um motor gasto, confirma-o depois de fazeres o test drive quando o motor estiver quente.

5. Verifica a suspensão

Para além de estar atento a sons vindos da suspensão em estradas irregulares, tenta parar o carro em ritmos diferentes, suave e rapidamente. O motor nunca deve parar quando o carro pára e as rotações não devem cair até valores muito baixos e voltar a subir até valores elevados rapidamente.

6. Decisão

Rejeita um carro se tiveres algum tipo de dúvida. Escolher um carro é por norma uma decisão emocional, quando na realidade deveria ser uma escolha racional. Em caso de dúvida, pede uns dias para pensar e só depois é que deves tomar a tua decisão.

  • Do your research
  • Ask for the service history
  • Dashboard lights check
  • Engine check
  • Suspension check
  • Decision

 

8 comments

leunam
Nestes casos não há nada como ter plena confiança na pessoa que está a vender, caso contrário custa muito fazer o investimento "às escuras"
17.01.2013 @ 17:33
Pneu_Queimado
Também é uma coisa que se aprende com a prática. Mas ir com alguém que já tenha experiência em comprar carros usados também ajuda!
18.01.2013 @ 09:38
mantaray
Tive 2 carros usados e tive sorte, nunca me deram um único problema.
18.01.2013 @ 11:24
Miguel_M
Claro que a sorte tb é uma boa ajuda. Às vezes um carro está bem tratado e do nada começa a dar problemas...
18.01.2013 @ 18:22
AllSupp
Não comprem gato por lebre. Excelente artigo apresentado pelo MeuPortalFinanceiro sobre a procura e escolha de carro usado. Espero que vos seja útil. www.meuportalfinanceiro.com/artigo/compra...
mais
28.02.2013 @ 17:54
JorPach
JorPach Falem-me do Saab, que maravilha.
19.05.2013 @ 18:58
AntonioLeite
O artigo já tem alguns anos mas continua super atualizado. Eu comprei o meu automóvel neste stand e é de realçar a sua transparência. Livro de revisões completo e usados de empresas de gestão d...
mais
17.10.2016 @ 17:05
claudiocampospt
Se você quiser comprar um carro em segunda mão e não tem dinheiro que irá conceder um Credito pessoal rapido em pt.creditoparticular.com/
09.02.2017 @ 12:51
Anonymous
fechar