Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
o teu comentário:
close

notícias

autoviva2012-11-23 12:23:49

Dicas: Conduzir com chuva

Com o outono vem chuva e tempestades.

Ao iniciar uma viagem nesta época do ano, os condutores devem estar particularmente atentos e seguir algumas regras, a fim de evitar colocar a sua própria segurança e a dos outros em risco.

A chuva forte pode ocorrer num ápice e durar semanas. A humidade, visibilidade restrita, ventos fortes e inundações são alguns dos desafios que um condutor tem de enfrentar.

Na galeria abaixo poderás encontrar uma revisão das coisas mais importantes a não esquecer durante a condução na chuva de outono.

Regular os controlos de aquecimento

Antes de arrancar numa nova viagem deves preparar os reguladores de aquecimento, para estares pronto para a condensação que cobre os pára-brisas assim que começa a chover. Em vez de os ajustar ao conduzir, o que te vai obrigar a desviar a atenção da estrada, deves ter isto preparado desde que entras no carro.

Conduz devagar

A humidade aumenta a distância de travagem, por isso modera a velocidade. Também deves duplicar a distância entre o teu carro e o veículo que está à tua frente, isso pode não só evitar um acidente mas também evita que sejas atingido por salpicos de água no teu pára-brisas.

 

Planeia com antecedência

Tenta antecipar o que vem a seguir e mantém a atenção na estrada. Planear com antecedência vai permite-te conduzir sem manobras bruscas que podem ter consequências negativas, especialmente em superfícies molhadas e escorregadias.

Atenção aos ventos fortes

As tempestades de outono podem trazer fortes rajadas de vento que atingem o carro com força e, de repente, mudam de direção. Deves reagir rapidamente para recuperar o controlo, por isso mantém sempre as mãos no volante e a atenção  nos outros veículos que podem mudar a sua trajetória inesperadamente.

Cuidado com o cruise control

Em caso de aquaplanagem os sistemas de cruise control podem causar problemas, por isso desativa este sistema de assistência quando estiveres a conduzir sobre um piso molhado.

 

Acende as luzes

Mesmo durante o dia, mantém as luzes acesas se estiver a chover. Se precisas de ativar as escovas para limpar o pára-brisas também deves ligar os faróis para te certificares que és visível no trânsito e que também tens uma boa visão.

Em caso de inundação...

... conduz na zona mais alta da estrada. Evita conduzir em direção à água, pois pode ser difícil voltar a sair. Uma vez em águas profundas, mantém o pé no acelerador para evitar a entrada de água através do tubo de escape. Quando voltares a terra, seca os travões antes de os usar através da aplicação de uma ligeira pressão nos travões à medida que avanças ao longo de alguns segundos.

  • Regulate the heater controls
  • Drive slow
  • Plan ahead
  • Be aware of strong winds
  • Careful with Cruise control
  • Put your lights on
  • In case of flooding on the road...

 

Outras dicas de condução:

Dicas: Checklist de Férias para o teu carro
Dicas de condução para o outono

2 comments

PedroQ15
Tenho que admitir que não fazia ideia que o cruise control prejudicava a condução nestas condições
25.09.2012 @ 10:42
vpafap
Em caso de hidroplanagem sim... se o Veículo perde aderência ao piso, a melhor solução será desacerar de imediato... com o cruise control isso não acontece.
25.09.2012 @ 13:58
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Dicas de ConduçãoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar