Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
o teu comentário:
close

notícias

2013-05-17 09:45:04

As 10 coisas mais perigosas que se pode fazer ao conduzir

Durante a condução deves manter os olhos e atenção na estrada

Com o passar dos anos as pessoas ficam cada vez mais confortáveis ao volante e começam a desenvolver hábitos que podem ser pouco seguros. O volume do rádio sobe, o espelho retrovisor não é verificado tantas vezes e ambas as mãos não chegam a ser utilizadas ao mesmo tempo como ao início.

Mas conduzir é uma coisa séria, o condutor é não só responsável pela sua vida, mas também pela vida de todas as pessoas que se cruzam com este. As más decisões que o condutor toma podem influenciar a vida de peões, outros condutores, para além da sua própria.

O Autoviva resumiu algumas das coisas mais perigosas que os condutores fazem ao volante. Aproveita para tentar reconsiderar os teus próprios hábitos e adotar outros mais seguros.

Comer e beber

Estas duas ações podem ser muito perigosas quando são feitas em plena condução. Imagina que alguma coisa quente cai nas tuas pernas ou se te sujas, o primeiro instinto será de reagir fisicamente, o que pode ser imprevisível e perigoso. Vá lá, não é assim tão difícil esperar alguns minutos até que chegues ao teu destino e é por uma boa causa, a tua segurança!

Colocar maquilhagem

Sabemos que queres estar bonita e quando estás atrasada só queres fazer o máximo possível no caminho para o trabalho. Até o Mr.Bean lavava os dentes no carro certo? Mas colocar maquilhagem exige uma grande quantidade de atenção e fazer isso enquanto se conduz vai traduzir-se em tirar os olhos da estrada por alguns segundos. Esses segundos podem ser cruciais quando se trata de evitar um desastre.

Prestar atenção aos animais de estimação

Ainda que adores o teu animal de estimação, deves deixá-lo no banco de trás e não brincar com ele durante a viagem. Virar a cabeça ou deixar o gato ou o cão sentar no teu colo pode levar a distrações e acidentes.

Prestar atenção às crianças

Estudos recentes mostram que as crianças perturbam mais a condução do que os telemóveis. Um estudo da Austrália mostrou que os pais desviam os olhos da estrada em média durante 3 minutos e 22 segundos numa viagem de 16 minutos. O estudo também mostrou que os pais se distraem durante mais tempo que as mães. Os especialistas aconselham a ditar regras antes da partida para evitar problemas.

Conduzir com sono

Depois de um dia cansativo ou de uma noitada com os amigos, é fácil ficar sonolento. E todos achamos que conseguimos aguentar até chegar a casa para descansar. Mas se as pálpebras começarem a querer fechar deves fazer uma paragem num lugar seguro para descansar. De acordo com a NHTSA, cerca de 100.000 acidentes são causados ​​todos os anos nos EUA por sonolência.

Usar o telemóvel

Os telemóveis são imprescindíveis. As pessoas querem partilhar tudo no Facebook, Twitter e Instagram e responder a todas as chamadas e mensagens. Mas esses preciosos segundos que dedicas ao telemóvel podem fazer a diferença quando o carro à tua frente trava subitamente. Usa o telemóvel quando chegares ao teu destino. As tuas contas nas redes sociais vão sobreviver!

Não usar cinto de segurança

Em média 40.000 pessoas morrem por ano nos EUA em acidentes de viação e está provado que o uso de cinto de segurança pode evitar a morte em metade desses casos. Se fores projetado a 48km/h vais sentir o mesmo impacto que sentirias se caísses de uma altura de 3 andares. Pensa nisso da próxima vez que saires para uma viagem rápida ou que pensares que os cintos de segurança não são confortáveis.

Tentar chegar a um objeto

Todos nós já deixamos cair o telefone ou algumas moedas enquanto estávamos a conduzir. Ou talvez tentar chegar a alguma coisa no banco de trás. Pensa no perigo que representa tirar os olhos da estrada, agora soma isso a tirar as mãos do volante! Combinação fatal não? Espera até parares ou se for realmente importante encontra um sítio para fazer uma paragem rápida.

Conduzir com phones

Usar phones para ouvir música faz realmente toda a diferença a conduzir. Ouvir música diretamente do rádio do carro ainda permite que estejas alerta e que oiças o que acontece à tua volta. Isso não acontece quando colocas phones. Os phones bloqueam os sons exteriores e não serás capaz de receber toda a informação auditiva que te permite conduzir em segurança.

Ler

Ler é provavelmente a coisa mais perigosa que podes fazer a conduzir. É claro que podes dizer que podes ter uma mão no volante e outra no jornal ou na revista, mas vais estar totalmente envolvido no que está a acontecer nessas páginas. Lembra-te que podes tirar muito mais proveito do que estás a ler se o fizeres num lugar calmo e sem a necessidade de interrupções.

6 comments

nhaka
e dar umas kekas?
17.05.2013 @ 20:07
godteam
Ainda na terça-feira apanhei com uma estúpida em contra-mão porque estava a conduzir e a manusear um iPad ao mesmo tempo.
17.05.2013 @ 20:35
mantaray
Isso é comum! Escrevem mensagens, limpam os vidros enquanto conduzem, conversam a olhar para quem vai ao lado tirando os olhos da estrada... enfim é de loucos!
21.05.2013 @ 11:44
mantaray
Isso é comum! Escrevem mensagens, limpam os vidros enquanto conduzem, conversam a olhar para quem vai ao lado tirando os olhos da estrada... enfim é de loucos!
21.05.2013 @ 11:44
mantaray
Isso é comum! Escrevem mensagens, limpam os vidros enquanto conduzem, conversam a olhar para quem vai ao lado tirando os olhos da estrada... enfim é de loucos!
21.05.2013 @ 11:44
mantaray
Isso é comum! Escrevem mensagens, limpam os vidros enquanto conduzem, conversam a olhar para quem vai ao lado tirando os olhos da estrada... enfim é de loucos!
21.05.2013 @ 11:44
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Dicas de ConduçãoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar