Faz deste make teu fã

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
BMW

BMW

Alemanha Alemanha (1918 - presente)
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
adicionar secção
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
História

A BMW comprometeu-se a usar tecnologia avançada e a melhorar constantemente desde os seus primeiros passos na construção de veículos. Os pioneiros estabelecidos na Alemanha incluiam o experiente aviador Gustav Otto e o proprietário da Rapp Motorenwerke, uma fábrica de motores de aviões, Karl Rapp. Estes homens combinaram esforços a fim de iniciar uma verdadeira indústria aeronáutica, sediada em Munique, para servir o exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial fornecendo-lhes os aviões. Assim, em 1913, nasce a empresa que seria o ponto de partida para a BMW.

Foi apenas em 1917 que uma reestruturação muito profunda da empresa exigiu que o seu nome fosse alterado para Bayerische Motoren Werke GmbH. A BMW AG que hoje conhecemos foi oficialmente registada em Agosto de 1918. Quando a guerra terminou os aviões militares já não eram necessários, ou seja, todas as fábricas que se dedicavam apenas à construção de veículos para a guerra, como o caso da BMW, assistiram a uma queda dramática da procura e foram forçados a parar a produção. A fábrica da BMW também fechou, mas não permaneceria assim por muito tempo.

No início de 1919 as portas abriram-se novamente e a atenção da empresa estava centrada em fabricar novos produtos. O trabalho incansável do departamento de design deu origem a motores para vários tipos de veículos, como automóveis, camiões, motorizadas e barcos. A BMW também começou a produzir travões de certa forma para garantir a continuidade da empresa.

BMW 3/15

BMW 3/15

© imagem cedida por: BMW

Embora a BMW se tenha renovado como designer e construtora de motores, a produção foi deslocada para as motorizadas em 1923, ano em que lançaram o seu modelo R 32. Em 1927 a fábrica alemã comprou a DixiDixiDixiAlemanha, 1896 > 192827 modelos
3 fotografias
, uma empresa fabricante de automóveis, e adotou o seu carro como o primeiro carro BMW, o BMW 3/153/15BMW 3/15Alemanha, 1929 > 19312 versões
2 fotografias
. A fábrica começou a produzir oficialmente estes automóveis em 1928, já os seus próprios carros originais só começaram a ser desenvolvidos e produzidos em 1933.

Durante o período da Segunda Guerra Mundial a marca alemã foi mais uma vez envolvida politicamente ao criar com sucesso os motores para os veículos de terra e ar do exército. No entanto, no final da Guerra e sem pedidos de produção do exército, a produção de automóveis ficou ameaçada e foi, eventualmente, abandonada pela BMW em 1940. Para além disso, a fábrica da empresa em Munique tinha sido bombardeada e estava completamente em ruínas, e os Aliados não lhe permitiam manter a produção de veículos. A BMW voltaria a fabricar motorizadas em 1948 e só voltou à produção de carros de passageiros em 1952.

Em 1959, a também fabricante de automóveis alemã, Daimler-BenzMercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9862 fotografias
33 vídeos
quase comprou a fábrica da BMW, mas essa aquisição acabou por não se realizar. Na verdade, as vendas para a empresa com sede em Munique sofreram um impulso significativo na década de 1960.

Na década seguinte, a marca começou a construir uma reputação positiva no automobilismo. A BMW tornou-se uma marca mundialmente reconhecida e estimada, não se limitando mais apenas ao mercado europeu. Os Estados Unidos abriram-se à BMW e a marca foi um grande sucesso entre os amantes dos American Deluxe desportivos.

BMW 5er

BMW 5er

© imagem cedida por: BMW

Afirmando-se como uma verdadeira líder em tecnologia, a BMW começou a usar motores turbo nos seus veículos e lançou as séries 55 SeriesBMW 5 SeriesAlemanha, 1972 > presente7 gerações
613 versões
1008 fotografias
7 vídeos
, 33 SeriesBMW 3 SeriesAlemanha, 1975 > presente6 gerações
1247 versões
1569 fotografias
11 vídeos
e 77 SeriesBMW 7 SeriesAlemanha, 1977 > 20096 gerações
139 versões
219 fotografias
3 vídeos
, bem como as suas versões de desempenho, M, durante a década de 1970. Durante as duas décadas que se seguiram, a produção de automóveis aumentou 400% e a produção de motorizadas triplicou. Finalmente, no final dos anos 90, foi inaugurada a primeira fábrica norte-americana da BMW nos Estados Unidos, especializada nas exigências norte-americanas.

A produção de automóveis da empresa aumentou ainda mais quando as marcas MiniMINI (BMW)MINI (BMW)Alemanha, 2000 > presente14 modelos
2214 fotografias
7 vídeos
e Rolls RoyceRolls-RoyceRolls-RoyceReino Unido, 1904 > presente31 modelos
1281 fotografias
1 video
foram compradas pela BMW.

Em 1994 o Grupo Rover britânico, composto pelas marcas RoverRoverRoverReino Unido, 1904 > 200523 modelos
24 fotografias
, Land RoverLand RoverLand RoverReino Unido, 1978 > presente15 modelos
1786 fotografias
9 vídeos
e MGMGMGReino Unido, 1924 > presente37 modelos
162 fotografias
, foi adquirido pela BMW AG, mas tal compra não foi bem sucedida e só durou 6 anos. No ano 2000 o Grupo Rover foi vendido mas os direitos de produção do Mini, anteriormente incluídos no Grupo, foram mantidos e produção da marca foi ressuscitada pela BMW em 2001.

A atual gama de modelos BMW oferece vários tipos de automóveis, tais como coupés, sedans, carros desportivos, SUVs e carrinhas, todos origanizados num conjunto de "séries". Para além disso, a empresa também mantém a produção de motorizadas.

Ao longo dos seus muitos anos de existência, a BMW tem-se definido claramente como uma das fabricantes de automóveis mais estimadas do mundo e conseguiu estabelecer uma reputação de oferecer altos níveis de desempenho aos seus produtos.



Voltar ao topotop
Logótipo
BMW logótipo 1917-2007

BMW logótipo 1917-2007

© imagem cedida por: BMW

O emblema da BMW foi criado e registado em 1917, consistindo num anel preto espesso delimitado por uma linha prateada, com as letras "BMW" impressas na sua metade superior, e os painéis azuis e brancos no interior do anel preto.

Existem, na verdade, duas teorias relativas à origem dos painéis azuis e brancos, ou "céu azul e campos brancos". Alguns defendem que é uma analogia a uma hélice em rotação, relembrando os anos da marca como construtora de aviões. Esta interpretação para o emblema da BMW foi dada no final da década de 1920. Mas a explicação oficial para o uso desses elementos é a conexão com o branco e azul da bandeira nacional da Baviera, uma vez que a Baviera é o lugar onde a BMW está sediada.

Ao longo de muitas décadas, o emblema da BMW foi raramente atualizado e quando isso aconteceu as mudanças foram muito pequenas, quase imperceptíveis. Assim, a aparência original do logótipo foi mantida, tanto quanto possível.



Voltar ao topotop
fechar