Faz deste make teu fã

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
BMW

BMW

Alemanha Alemanha (1918 - presente)
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
adicionar secção
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
História

A BMW comprometeu-se a usar tecnologia avançada e a melhorar constantemente desde os seus primeiros passos na construção de veículos. Os pioneiros estabelecidos na Alemanha incluiam o experiente aviador Gustav Otto e o proprietário da Rapp Motorenwerke, uma fábrica de motores de aviões, Karl Rapp. Estes homens combinaram esforços a fim de iniciar uma verdadeira indústria aeronáutica, sediada em Munique, para servir o exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial fornecendo-lhes os aviões. Assim, em 1913, nasce a empresa que seria o ponto de partida para a BMW.

Foi apenas em 1917 que uma reestruturação muito profunda da empresa exigiu que o seu nome fosse alterado para Bayerische Motoren Werke GmbH. A BMW AG que hoje conhecemos foi oficialmente registada em Agosto de 1918. Quando a guerra terminou os aviões militares já não eram necessários, ou seja, todas as fábricas que se dedicavam apenas à construção de veículos para a guerra, como o caso da BMW, assistiram a uma queda dramática da procura e foram forçados a parar a produção. A fábrica da BMW também fechou, mas não permaneceria assim por muito tempo.

No início de 1919 as portas abriram-se novamente e a atenção da empresa estava centrada em fabricar novos produtos. O trabalho incansável do departamento de design deu origem a motores para vários tipos de veículos, como automóveis, camiões, motorizadas e barcos. A BMW também começou a produzir travões de certa forma para garantir a continuidade da empresa.

BMW 3/15

BMW 3/15

© imagem cedida por: BMW

Embora a BMW se tenha renovado como designer e construtora de motores, a produção foi deslocada para as motorizadas em 1923, ano em que lançaram o seu modelo R 32. Em 1927 a fábrica alemã comprou a DixiDixiDixiAlemanha, 1896 > 192827 modelos
3 fotografias
, uma empresa fabricante de automóveis, e adotou o seu carro como o primeiro carro BMW, o BMW 3/153/15BMW 3/15Alemanha, 1929 > 19312 versões
2 fotografias
. A fábrica começou a produzir oficialmente estes automóveis em 1928, já os seus próprios carros originais só começaram a ser desenvolvidos e produzidos em 1933.

Durante o período da Segunda Guerra Mundial a marca alemã foi mais uma vez envolvida politicamente ao criar com sucesso os motores para os veículos de terra e ar do exército. No entanto, no final da Guerra e sem pedidos de produção do exército, a produção de automóveis ficou ameaçada e foi, eventualmente, abandonada pela BMW em 1940. Para além disso, a fábrica da empresa em Munique tinha sido bombardeada e estava completamente em ruínas, e os Aliados não lhe permitiam manter a produção de veículos. A BMW voltaria a fabricar motorizadas em 1948 e só voltou à produção de carros de passageiros em 1952.

Em 1959, a também fabricante de automóveis alemã, Daimler-BenzMercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9849 fotografias
33 vídeos
quase comprou a fábrica da BMW, mas essa aquisição acabou por não se realizar. Na verdade, as vendas para a empresa com sede em Munique sofreram um impulso significativo na década de 1960.

Na década seguinte, a marca começou a construir uma reputação positiva no automobilismo. A BMW tornou-se uma marca mundialmente reconhecida e estimada, não se limitando mais apenas ao mercado europeu. Os Estados Unidos abriram-se à BMW e a marca foi um grande sucesso entre os amantes dos American Deluxe desportivos.

BMW 5er

BMW 5er

© imagem cedida por: BMW

Afirmando-se como uma verdadeira líder em tecnologia, a BMW começou a usar motores turbo nos seus veículos e lançou as séries 55 SeriesBMW 5 SeriesAlemanha, 1972 > presente7 gerações
604 versões
993 fotografias
7 vídeos
, 33 SeriesBMW 3 SeriesAlemanha, 1975 > presente6 gerações
1246 versões
1567 fotografias
11 vídeos
e 77 SeriesBMW 7 SeriesAlemanha, 1977 > 20096 gerações
137 versões
217 fotografias
3 vídeos
, bem como as suas versões de desempenho, M, durante a década de 1970. Durante as duas décadas que se seguiram, a produção de automóveis aumentou 400% e a produção de motorizadas triplicou. Finalmente, no final dos anos 90, foi inaugurada a primeira fábrica norte-americana da BMW nos Estados Unidos, especializada nas exigências norte-americanas.

A produção de automóveis da empresa aumentou ainda mais quando as marcas MiniMINI (BMW)MINI (BMW)Alemanha, 2000 > presente14 modelos
2211 fotografias
7 vídeos
e Rolls RoyceRolls-RoyceRolls-RoyceReino Unido, 1904 > presente31 modelos
1281 fotografias
1 video
foram compradas pela BMW.

Em 1994 o Grupo Rover britânico, composto pelas marcas RoverRoverRoverReino Unido, 1904 > 200523 modelos
24 fotografias
, Land RoverLand RoverLand RoverReino Unido, 1978 > presente15 modelos
1742 fotografias
9 vídeos
e MGMGMGReino Unido, 1924 > presente37 modelos
162 fotografias
, foi adquirido pela BMW AG, mas tal compra não foi bem sucedida e só durou 6 anos. No ano 2000 o Grupo Rover foi vendido mas os direitos de produção do Mini, anteriormente incluídos no Grupo, foram mantidos e produção da marca foi ressuscitada pela BMW em 2001.

A atual gama de modelos BMW oferece vários tipos de automóveis, tais como coupés, sedans, carros desportivos, SUVs e carrinhas, todos origanizados num conjunto de "séries". Para além disso, a empresa também mantém a produção de motorizadas.

Ao longo dos seus muitos anos de existência, a BMW tem-se definido claramente como uma das fabricantes de automóveis mais estimadas do mundo e conseguiu estabelecer uma reputação de oferecer altos níveis de desempenho aos seus produtos.



Voltar ao topotop
Logótipo
BMW logótipo 1917-2007

BMW logótipo 1917-2007

© imagem cedida por: BMW

O emblema da BMW foi criado e registado em 1917, consistindo num anel preto espesso delimitado por uma linha prateada, com as letras "BMW" impressas na sua metade superior, e os painéis azuis e brancos no interior do anel preto.

Existem, na verdade, duas teorias relativas à origem dos painéis azuis e brancos, ou "céu azul e campos brancos". Alguns defendem que é uma analogia a uma hélice em rotação, relembrando os anos da marca como construtora de aviões. Esta interpretação para o emblema da BMW foi dada no final da década de 1920. Mas a explicação oficial para o uso desses elementos é a conexão com o branco e azul da bandeira nacional da Baviera, uma vez que a Baviera é o lugar onde a BMW está sediada.

Ao longo de muitas décadas, o emblema da BMW foi raramente atualizado e quando isso aconteceu as mudanças foram muito pequenas, quase imperceptíveis. Assim, a aparência original do logótipo foi mantida, tanto quanto possível.



Voltar ao topotop

contribuidores para esta marca

MaxiMumm
adicionou um vídeo
09.05.12
MaxiMumm
adicionou um vídeo
09.05.12
jesskang
adicionou uma foto
05.03.12
machimbombo
adicionou algum texto
21.10.11
fechar